
O termo Home Staging surgiu nos Estados Unidos, ainda na década de 70. Barb Schwarz, corretora imobiliária, criou o conceito após verificar o quanto algumas pequenas alterações no imóvel e em como ele é mostrado podem causar um impacto positivo muito maior nos potenciais compradores ou inquilinos, e o quanto isso seria benéfico para os seus clientes e o mercado de imóveis.
Barb percebeu que a prática de certos artifícios para melhorar a aparência dos ambientes agregava valor ao imóvel, o que fazia com que ele fosse vendido ou alugado em um prazo mais curto e com um preço maior do que inicialmente valeria. Basicamente, o conceito de Home Staging consiste na preparação do imóvel para que possa ser vendido com mais rapidez, potencializando pontos fortes, melhorando o visual, criando novos atrativos e tornando-o mais desejável por parte do comprador ou inquilino.
O Home Staging está pautado sobre três pilares: estratégias de marketing, design de interiores e boas noções a respeito do mercado imobiliário.
Desde que foi criada, a técnica vem demonstrando sua eficácia e por isso se difundiu rapidamente pelos EUA, Canadá e Austrália primeiramente; após para a Europa, principalmente: Espanha, Portugal, França e Itália.
No Brasil, o Home Staging é um assunto em ascensão e que vem crescendo com profissionalismo, nascendo assim a profissão de Home Stager (como é chamado o profissional de Home Staging) tendo São Paulo como a cidade precursora e chega a Curitiba através da Mettro -Arquitetura de Home Staging - o primeiro escritório de arquitetura totalmente voltado ao projeto, consultoria e prática de Home Staging.
Há estatísticas que comprovam que imóveis que passam pelo Home Staging levam menos tempo para serem vendidos ou alugados.
Contar com a assessoria de um profissional Home Stager pode ser determinante para concretizar um bom negócio.
Isso porque esse tipo de profissional reúne conhecimentos e trabalha com estratégias que possuem apelo estético, emocional e de venda.
Apenas 10% das pessoas conseguem imaginar um espaço vazio mobiliado e também um espaço vazio sempre parece muito menor do que verdadeiramente é, mesmo assim ainda é muito comum vermos anúncios de imóveis vazios, o que acaba dificultando muito que as pessoas consigam imaginar como seria viver ali, o que também não significa que a preparação do imóvel deva ser feita de forma exagerada.
É comum que leigos acabem pensando que o Home Staging se trata apenas de um modismo ou que seria necessário um alto investimento para obter ótimos resultados, porém há diversas associações internacionais que destacam a importância da técnica e não é necessário um alto investimento, afinal Home Staging é fazer mais com menos, mais um motivo para contar com a ajuda de um profissional da área.
A expectativa é de fazer o comprador ou inquilino se sentir tão bem dentro do imóvel que o seu próximo passo seria a compra ou aluguel.